Translate

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Alongamentos


ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil


Faça alongamentos para sentir-se bem.
Como alongar?

Atividade Física

ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil




Faça sempre um ligeiro aquecimento para ativar um pouco a circulação sanguínea e começar a esquentar a musculatura que irá alongar.
Pode ser uma pequena caminhada ou movimentos lentos do próprio alongamento.
Estique o corpo como espreguiçar.
Procure notar e sentir a sua musculatura e como envolve e ordena os seus ossos.


01. Estique o corpo como espreguiçar.

02. Procure notar e sentir a sua musculatura e como envolve e ordena os seus ossos.

03. Deve ter plena concentração no que estamos fazendo.

04. Se fecharmos os olhos, poderemos dizer qual o posicionamento das partes do nosso corpo. Faça como se estivesse conversando com ele, perceba suas limitações e vibre com as metas que atinge.

05. Aprenda a ouvir seu corpo.

06. Se a tensão crescer ou se você sentir dor, seu corpo está tentando mostrar-lhe que tem algo errado. Se isto acontecer, diminua a intensidade do alongamento até sentir que está no ponto certo.

07. Você deve manter-se relaxado durante a execução do alongamento e não segure a respiração. Mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.


Alongamentos . https://youtu.be/scYnqdf0d2o



08. Estique a musculatura lentamente. 09. Procure manter uma boa postura e nunca force as articulações. Lembre-se de não causar stress nas articulações e ligamentos na amplitude do alongamento.

10. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo.

11. Outra coisa a observar é o tempo de permanência na postura do exercício.

12. Permaneça nesta posição de alongamento sustentando a musculatura por, mais ou menos, 20 segundos para relaxamento e com intervalos, para recuperação da musculatura, mais ou menos, de 10 segundos.

13. Os movimentos devem ser lentos e suaves.

14. O mesmo alongamento pode ser repetido em sequências de 2 ou 3 vezes, buscando alongar um pouco mais o músculo mas sempre evitando sentir dor.


Deve-se fazer o alongamento antes e depois do exercício físico.

Antes para prevenir lesões nos músculos e tendões, evitar dores musculares e aumentar a flexibilidade.

Depois para soltar a musculatura para a recuperação e diminuir o estresse muscular.

*Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico.

*É muito bom fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.

*A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento.

*Evite os movimentos de balanço durante os alongamentos pois podem fazer ficar mais tenso do que flexível. Podem enrijecer o músculo que você esta tentando alongar.




Efeitos do alongamento

01. Primordiais são o aumento da flexibilidade e diminuição do encurtamento muscular.
Vida sedentária e atividade física regular intensa, como nos atletas, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade e provocando dores.

02. Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada. Melhora a atenção. Como consequência melhora a coordenação geral pois os movimentos que se tornam mais soltos, fáceis e ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

03. Ativa a circulação, ajuda no aquecimento, a oxigenação, a nutrição e facilita atividades que levam a um desgaste físico como, por exemplo, corrida, tênis, natação e ciclismo.

04. Uma opinião bem pessoal, propiciam aumento do bem estar físico e emocional que levam a um ânimo especial para realizar as atividades diárias.

Benefícios do alongamento

01. Melhora a postura corporal evitando a sobrecarga sobre estruturas físicas.

02. Melhora o autoconhecimento, a auto-estima e confiança. Melhora a atenção. Diminui a ansiedade e fadiga.

03. Previne dores reduzindo tensões articulares provocadas por músculos muito encurtados, que na maioria das vezes são responsáveis por problemas articulares, principalmente em idosos ou indivíduos que ficam em posições erradas no dia-a-dia.

04. Proporciona aumento da eficiência mecânica por permitir maior flexibilidade nos movimentos. Melhora a agilidade, força e velocidade e isto tudo reduz a deterioração física associada com a idade.

Gosto sempre de relembrar que toda atividade física deve ser orientada por profissional gabaritado.

Todas estas fotos e textos são para lembrá-lo de que devemos praticar uma atividade física e gerar questões sobre a forma certa de como praticá-las.

Segundo Tobias & Sullivan (1998), alguns cuidados são fundamentais na realização dos alongamentos:

01. não tenha pressa;

02. se fizer um aquecimento antes, o corpo será melhor alongado;

03. respeite seus limites;

04. a dor é um alerta que o organismo lhe manda;

05. relaxe os músculos para poder alongá-los;

06. respire durante os alongamentos;

07. esteja atento às modificações que vão ocorrendo na medida em que você incorpora esta prática a sua vida.


Para obter informações mais detalhadas de como realizar tais exercícios, procure um profissional da área de Educação Física.


https://espacofitnessartdoviver.blogspot.com

Para melhor performance em seu alongamento, pode usar roupas esportivas.

Modelos de altíssima qualidade, excelência em design, high tech e no top da moda estação.

http://fitnessartdoviverdicorpo.blogspot.com


Quando alongar?

A prática de exercícios físicos pode provocar dores musculares até 24 horas após o seu término. É a chamada Dor Muscular Tardia. Alongar-se imediatamente após o exercício reduz o aparecimento deste tipo de dor.
A maioria dos alongamentos podem ser feitos sempre que for identificada alguma tensão muscular.
Podem ser realizados no trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, é o que prefiro, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de qualquer atividade física.
Dicas para alongamento

É melhor alongar menos do que em excesso. Fique naquele ponto que você pode ultrapassar e nunca naquele além do qual não pode ir mais.

* Sustentar as tensões dos alongamentos, por tempo limitado, permite adaptar a novas posições. A área que está sendo alongada acostuma à suave tensão e, aos poucos, poderá assumir novas posições sem as tensões sentidas no início.

* Se você ficar forçando a ficar mais flexível, estará impedindo os benefícios do alongamento. Se fizer corretamente, perceberá que quanto mais alongar, mais fáceis eles ficarão e quanto mais fáceis, mais você os aproveitará.

* Muitas pessoas têm o hábito de fazer o alongamento e esquecer de aquecer. Quando o individuo está sem aquecimento, sua musculatura não está preparada para uma mudança muscular. Uma pequena atividade física é suficiente para aumentar a temperatura corporal, elevar a Freqüência Cardíaca, e aquecendo a musculatura.

* Fazer alongamentos não é competir. Não existe a necessidade de comparar-se com os outros. Faça-os confortavelmente, dentro de seus limites, e começará a sentir o fluxo de energia que decorre de alongamentos feitos adequadamente.

Vamos ver mais detalhadamente estes exercícios de alongamento:




ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil

Estique: Levante os braços retos e bem abertos, com os pé paralelos e respire lentamente. Espere alguns segundos e desça os braços devagar. Relaxe a musculatura.
Grupos musculares do tríceps e deltóide: Alongue o antibraço direito, esticando o braço direito à frente do corpo e com a mão esquerda segure com firmeza o cotovelo direito forçando-o ligeiramente contra o peito, mas sem sentir dor. Permaneça nesta posição 20 segundos , mais ou menos, depois solte a mão e o braço devagar. Repita a sequência com o braço esquerdo.

 

ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil


 

ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil

Grupos musculares do bíceps, redondos, e peitoral: Levante o braço direito e encoste a palma da mão no meio das costas, sem sentir dor. Use a mão esquerda para tracionar o cotovelo direito até que você sinta que está alongando o músculo. Permaneça nesta posição por 20 segundos , mais ou menos, volte a posição de descanço. Repita a sequência com braço esquerdo.
Músculo posterior da coxa e músculos relacionados: Flexione o tronco para frente, procurando tocar os pés com as mãos. Espere mais ou menos 20 segundos e volte devagar à posição inicial.

ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil


ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil

Músculo quadríceps e músculos relacionados: Mantenha os pés paralelos e flexione a perna direita segurando o dorso do pé direito e tente encostar o calcanhar no glúteo. Espere mais ou menos 20 segundos e volte devagar à posição inicial. Repetir o mesmo com o lado esquerdo.
Panturrilhas . Batata da perna . Músculo gastrocnêmico e músculos relacionados: Em frente a uma parede, de preferência com apoio para as mãos, com os pés paralelos, estenda os braços à frente do corpo para tocar a parede. Observe que a sua distância da parede é igual ao comprimento do seu braço. Flexione o joelho direito e estenda a perna esquerda para trás, com a sola do pé totalmente no chão, até a largura máxima conseguida. Espere mais ou menos 20 segundos e volte devagar à posição inicial. Repetir o mesmo com o perna esquerda.

ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil


 

ArtdoViver . Alongamentos . Belo Horizonte . Minas Gerais . Brasil

Tronco . Alongue os laterais e relacionados: Alongue os laterais apoiando a mão direita na cintura e passando o braço esquerdo por cima da cabeça e flexionando um pouco o tronco para o lado direito. Espere mais ou menos 20 segundos e volte devagar à posição inicial. Repetir o mesmo com a esquerda na cintura.

Costas:

Alongue a parte superior das costas, esticando os braços e entrelaçando os dedos das mãos e com a palma da mão virada para fora. Permaneça nesta posição por 20 segundos , mais ou menos, depois solte os braços devagar.
Mãos:

Alongue o antibraço direito, esticando o braço direito à frente do corpo e com a mão esquerda curve a mão direita, deixando a palma da mão direita para fora, sem sentir dor. Permaneça nesta posição por 20 segundos , mais ou menos, depois solte os dedos e o braço devagar. Faça a mesma coisa com o braço esquerdo.
Peito:

Estique os braços para trás e entrelace os dedos das mãos e com a palma da mão virada para fora. Eleve os braços o máximo que puder, sem sentir dor. Permaneça nesta posição por 20 segundos , mais ou menos, depois solte os braços devagar.
Peito e Braços:

Estique os braços para trás e entrelace os dedos das mãos e com a palma da mão virada para fora. Permaneça nesta posição por 20 segundos , mais ou menos, depois solte os braços devagar. <
Costas e coluna vertebral:

Mantendo os dedos das mãos entrelaçados e com a palma da mão virada para fora, procure colocar sob os glúteos, sem forçar, dobre a cabeça para frente procurando encostar no peito. Permaneça por alguns segundos e depois dobre a cabeça para trás, sem forçar. Permaneça por alguns segundos e erga a cabeça na cervical e solte os braços lentamente e relaxe-os.



Músculos cervicais e Trapézio:

Mantendo braço esquerdo estendido, tracione suavemente, com a mão direita, a cabeça em direção ao ombro direito. Mantenha e conte até 10. Gire suavemente a cabeça para uma posição oblíqua. Mantenha até 10 e relaxe. Faça os mesmos movimentos com o lado oposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário