É um esporte que consiste na descida esportiva de cânions e gargantas. É muito dinâmica e necessitamos de utilizar de várias técnicas que dependem dos obstáculos que encontramos. Dependendo do grau de dificuldade pode ter uma caminhada leve ou uma atividade esportiva mais completa com práticas de rapel, saltos, escalada, passagens em corrimões, natação, tobogãs, e muitos outros. Turisticamente tem sido muito divulgada e orientada por profissionais experientes e gabaritados que possuem conhecimentos em orientação, primeiros socorros, hidrologia e atenção aos aspectos climáticos. Preste bastante atenção para não serem surpreendidos por elevação do nível das águas.
Equipamentos Específicos para a Prática da Atividade
Individuais: 01. Cadeirinha de segurança (de preferência de Espeleo ou canionismo) 02. Capacete 03. Mosquetões 04. Cabo de segurança (conhecido como solteira ou longe) 05. Freio de descida (tipo oito) 06. Roupa de Neoprene (previne hipotermia e mantém o conforto além de permitir uma certa flutuabilidade) 07. Bota para canionismo ou calçado resistente adequado 08. Apito, faca, saco estanque (para roupas secas e lanches), mochila para cânions Coletivos:
01. Ascenders, cordas estáticas, malhas rápidas, kit socorros, fitas de ancoragem. Relação da Atividade com o Meio Ambiente: Ocasiona pouquíssimo impacto pois é mínimo o número de praticantes. A atividade é contemplativa e ecológica e parte do princípio que rios limpos são a garantia de um esporte saudável. Principais Riscos da Atividade: Geralmente são locais inóspitos e um dos principais riscos é a cheia dos rios em caso de chuvas fortes. A experiência do guia e a observância dos níveis de dificuldade adequados a cada participante são pré-requisitos para uma atividade segura. Outros riscos: afogamento, queda de altura, arranhões e hipotermia. Dicas de Segurança: Utilizar equipamentos corretos é importante. A prática deve ser acompanhada de guias experientes e que possuam qualificação para tal. Cachoeira Três Barras Estrada Real . MG |