Translate

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Aventura e Natureza . Parques.Cachoeiras.Trilhas


ArtdoViver . Aventura e Natureza . Minas Gerais . Brasil
Tabuleiro . Conceição do Mato Dentro . Serra do Cipó
Minas Gerais . Brasil






Aventura e Natureza
Onde encontrar Riquezas Naturais, Natureza Exuberante, Aventuras e Cenários maravilhosos?
A resposta só pode ser Minas Gerais.







Assim é Minas Gerais!
A natureza foi generosa com Minas Gerais.


Cachoeiras, rios e montanhas formam o cenário ideal para os Esportes de Aventura.
Em Minas temos vários caminhos.
Os famosos CAMINHOS DE MINAS!
Estes caminhos devem ser originários de memórias da época do Império quando vários foram construídos para que nossas riquezas fossem levadas para os reinados europeus.
Hoje, o Instituto Estrada Real objetiva economicamente estimular o turismo, emprego e renda no entorno de toda a região da Estrada Real.



Estrada Real


https://institutoestradareal.com.br/


Aberta pelos colonizadores no final do século XVII, a Estrada Real liga Ouro Preto a Paraty - Caminho Velho, ao Rio de Janeiro - Caminho Novo, a Diamantina - Caminho dos Diamantes e a variante de Sabarabuçu - do Distrito de Glaura, em Ouro Preto a Barão de Cocais.
Nos quatro caminhos ela guarda uma infinidade de oportunidades de aventuras.

O Caminho Velho - de Ouro Preto a Paraty, com inclinações e sinuosidades, apresenta o visual da Serra da Mantiqueira onde pode-se praticar caminhadas ou off-road.

O Caminho Novo, de Ouro Preto ao Rio de Janeiro, é para os praticantes de asas-delta, parapente, balonismo e montanhismo/rapel, por causa da altitude variada e das paisagens singulares.

O Caminho dos Diamantes, da Diamantina a Ouro Preto, abriga preciosidades como a Serra do Cipó, com cachoeiras, paredões e serras perfeitas para a canoagem, rafting, bike, cavalgada, escaladas/montanhismo/rapel e trekking . travessias . caminhadas longas.
Reúne atrativos para uma longa viagem e já virou sinônimo de aventura, ecoturismo, cultura, gastronomia e história. Ela ultrapassa o conceito histórico e geográfico para se tornar uma referência para o desenvolvimento econômico e social de várias regiões.


A Estrada Real engloba vários Parques que são chamados de Parques Reais:

ESTADUAIS:
. Itacolomi, Ibitipoca, Rola Moça, Nova Baden, Rio Preto e Serra do Brigadeiro . NACIONAIS:
. Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Nacional do Itatiaia .

A maioria dos caminhos da Estrada Real são de terra; boa opção são os passeios por trilhas, mas, porporciona também o desenvolvimento dos Esportes de Aventura. Como característica, os caminhos têm 95% de suas rotas em estradas de terra, 3% em asfalto e 2% em trilhas. Desde que se faça um planejamento, é possível empreender uma aventura com segurança.


Instituto Estrada Real


Ministério do Meio Ambiente



Fonte: O Tempo - Pampulha - Belo Horizonte - 28 de junho a 4 de julho de 2008; 30 de agosto a 5 de setembro de 2008; 28 e 29 de março de 2009




http://fitnessartdoviverdicorpo.blogspot.com




PARQUES DE MINAS


Visitação: Para hospedar-se nos "campings" é preciso de agendamento.


PARQUES ESTADUAIS

Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Parque Estadual do Itacolomi

Parque Estadual do Ibitipoca

Parque Estadual do Rio Doce

Parque Estadual do Brigadeiro

Parque Estadual do Rio Preto

Parque Estadual Nova Baden


PARQUES NACIONAIS

Parque Nacional da Canastra

Parque Nacional da Serra do Cipó

Parque Nacional do Itatiaia




01. O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ROLA-MOÇA

é o mais próximo saindo de BH, a 25 km da região da Savassi, entre os Municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho. Com área de 3941,09 ha, é o terceiro maior em área urbana do país e guarda vegetação diversificada por estar situado em uma região de transição de Cerrado para a Mata Atlântica com colorido especial em função dos campos ferruginosos. Há boa estrutura de hóteis e pousadas. O Rola Moça é habitat natural de espécies da fauna ameaçada de extinção,como a onça parda, a jaguatirica, o lobo guará, o gato do mato, o macuco e o veado campeiro.




O Mirante Morro dos Veados, situado na metade do percurso na estrada que corta o Parque para chegar ao Distrito de Casa Branca, no município de Brumadinho, oferece bela vista panorâmica. Além do Morro, existem outros mirantes como o das Três Pedras, do Planeta e do Jatobá.

(31) 35813523 - Funciona das 8 às 16h.

Cachoeiras do Parque Estadual do Rola Moça:
01.Cachoeira da Ostra.Brumadinho.MG



02.Queda do Mirante.Brumadinho.MG



03.Queda do Pocinho.Brumadinho.MG



Tem também:

Manancial dos Tabões, de grande beleza. O Abrigo Casa Branca.

Na Trilha da Travessia, chegando na área da Cachoeira das Duas Quedas, o visitante depara-se com uma queda d’água de cerca de 3 metros.

Mais a frente, há uma outra, com 4 m de queda.



Cachoeira Álvaro Antônio - Parque Estadual do Rola Moça - MG


Trilhas do Parque Estadual do Rola Moça:



Trilhas de Brumadinho . MG



Trilhas de Brumadinho . MG

Trilha da Pitangueira:

Mananciais de águas límpidas cortam a Trilha da Pitangueira

Ir para a Cachoeira das Duas Quedas.





02. PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI

Fica nas cercanias de Ouro Preto e Mariana, a 100 Km de Belo Horizonte. Abriga nascentes e um desafio: atingir o Pico Itacolomi de 1700 m de altitude. Para chegar lá, são aproximadamente 8km e quatro horas de caminhada leve. Para subir é necessário autorização prévia.

(31) 88357260 - Funciona das 8 às 17h.

Como você pode chegar ao Parque Estadual do Itacolomi . PARQUES DE MINAS . PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI
https://idasbrasil.com.br/parques-minasgerais

Cachoeiras do Parque Estadual do Itacolomi:
No parque nascem vários cursos de água como o córrego Domingos, Prazeres e Manso, formadores da Bacia do Rio Doce, que é uma das mais importantes do Minas Gerais.

Cachoeira da Serrinha

Cachoeira das Andorinhas

Trilhas do Parque Estadual do Itacolomi:

São citadas as seguintes trilhas:

Trilha da Capela

Trilha da Lagoa

Trilha do Forno

Parque Estadual do Itacolomi: Trilhas Interpretativas:

Trilha do Forno: 1560 m de extensão, tendo a água, nascentes, como tema principal.

Trilha da Capela: 1270 m de extensão, a sucessão ecológica após a ação antrópica sobre o meio é o tema principal.

Trilha da Lagoa: 470 m de extensão, destinada principalmente ao público infantil ou pessoas de idade com dificuldade de locomoção.




03.PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

Fica mais distante da capital, cerca de 241 km, na Zona da Mata e é o mais visitado de Minas. O Parque fica a 3km de Conceição do Ibitipoca que possui ótima infraestrutura de apoio para visitantes. Abriga córregos e riachos que concentram a maior parte das atrações. A correnteza forte chega a fazer escavações nas rochas e forma passagens subterrâneas, como a Ponte da Pedra. Janela do Céu, Gruta dos Três Arcos, Pico do Pião, Lagoa Seca, Cachoeirinha, Cruzeiro, Lago dos Espelhos, Cachoeira dos Macacos, Cachoeira da Pedra Quadrada e Cachoeira da Pedra Furada são alguns dos atrativos do Parque entre mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras, canions e picos. O visitante pode conviver com paisagens incríveis nos 1488ha que o Parque possui. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada e está a pouco mais de 1 800 metros em relação ao nível do mar. O passeio no parque é caracterizado por longas caminhadas.

Os Ribeirões do Salto e Vermelho e o Córrego do Manjolinho formam belas cachoeiras e piscinas naturais. Com 1784m de altitude, o Pico da Lombada oferece uma vista panorâmica inigualável. A fauna é rica, com espécies ameaçadas de extinção como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Um traço marcante da vegetação são as "barbas de velho", uma espécie de líquem verde que pende dos galhos das árvores.

O Parque possui, devido ao grande número de visitantes, limitação do número de visitas.

(32) 32811101 - Funciona das 7 às 18h.

Como você pode chegar ao Parque Etadual do Ibitipoca . PARQUES DE MINAS . PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA . https://idasbrasil.com.br

Cachoeiras do Parque Estadual do Ibitipoca:


. VIA RURAL . PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA


Cachoeirinha . Parque Estadual do Ibitipoca

Suas cachoeiras, entre as grutas e montanhas, são as prinicpais atrações do parque. O ponto mais alto do parque é conhecido como Pico da Lombada e está a pouco mais de 1800 m em relação ao nível do mar.

Cachoeirinha . do Circuito Janela do Céu

Cachoeira dos Macacos



Cachoeira da Pedra Quadrada

Trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca:

O passeio de ida e volta até a Janela do Céu, por exemplo, totaliza cerca de 13 km. A Cachoeirinha fica a 7 km da área de camping. O Pico da Lombada tem uma característica interessante: dele, consegue-se ter visão para o horizonte de 360 graus. Em qualquer direção que se olhe, será visualizado o horizonte, pois nenhuma montanha ao redor faz barreira à visão. Wikipédia




04.PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE

Fica a 248 km da capital mineira, oferece cenários paradisíacos. O Parque é a maior reserva de Mata Atlântica, com 42 lagoas e 136 lagos formados pelo Rio Doce. Estar no Parque do Rio Doce é empreender passeios de barco e trilhas ecológicas sob orientação da equipe do IEF ou Polícia Florestal, harmonizar-se com o meio ambiente e fugir do estresse, tamanha a variedade de cores e ecossistemas. No mês de julho, próximo ao dia 14, acontece uma cavalgada em comemoração ao aniversário da reserva florestal. Para acampamento é necessário reserva com 30 dias de antecedência.

(32)(31) 38442200 - Funciona de 8 às 18h.


. VIA RURAL . PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE .


Lagoa do Parque Estadual do Rio Doce:
A lagoa mais conhecida do parque é a Dom Helvécio, popularmente conhecida por Lagoa do Bispo. Possui 700 ha de espelho d'água, profundidade de 32 m, 6 km² de área e é a única liberada para o turismo.

Atividades: Pesca em barranco. Os pescadores devem estar munidos de licença para pesca, que pode ser adquirida em qualquer agência do Banco do Brasil. Na lagoa, podem ser encontrados mais facilmente as traíras, piranhas e tucunarés. Passeios ecológicos de barco. Banhos na praia lacustre. Wikipédia



Trilha do Pescador - Parque Estadual do Rio Doce


São citadas as seguintes trilhas:

Trilha das Crianças

Trilha do Campolina

Trilha do Angico Vermelho

Trilha do Vinhático

Trilha do Pescador

Trilha do Vinhático. Durante os 800 m de caminhada, os visitantes encontram com bastante frequência os ‘vinháticos’, árvores da família das leguminosas, normalmente de grande porte e madeira avermelhada. Mais ou menos no meio do percurso, mesas e bancos de eucaliptos ajudam aqueles que precisam de um descanso. Wikipédia




05. PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO

Dista de BH cerca de 290 km. O relevo é acidentado e os grotões úmidos. A Serra do Brigadeiro é considerada como uma "caixa d'água" para a Zona da Mata Mineira, abrangendo os Municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé, Divino e Viçosa. Seu ponto mais alto é o Pico do Soares, a 1985 m de altitude. Este Parque possui várias trilhas.

Para os que curtem escaladas, os Picos se multiplicam como o do Cruzeiro (1680 m), Campestre (1908 m), do Grama (1899 m), do Boné (1870 m), do Itajaru (1580 m), além da Serra das Cabeças (1853 m), Pedra do Rochedo (1798 m) e o Saco de Bode - dois Picos - um dos quais não pode ser alcançado sem equipamento de alpinismo. O Parque é aberto à visitação mas estas precisam ser agendadas.

(31) 37217491 - Funciona das 8 às 16h.

.
VIVA RURAL . PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO


IEF . Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
http://www.ief.mg.gov.br/component/content/197?task=view


Cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro:

Cachoeira do Piu

Cachoeira da Fumaça


Terra . PES do Brigadeiro


Trilhas do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro:

Várias trilhas como as do Carvão (6,7 km),

Pai Inácio (5,0 km),

da Moeda (3,3 km),

Lage do Ouro (2,7 km) e da

Pedra do Cruzeiro (2,5 km).


Trilha da Moeda - Parque Estadual do Brigadeiro


São citadas as seguintes trilhas:

Trilha da Moega

Trilha do Carvão

Trilha do Encontro

Trilha do Pai Inácio

Trilha Laje do Ouro

Trilha do Rochedo

Trilha da Serrinha

Trilha da Pedra do Cruzeiro

Trilha do Pico do Cruzeiro

Trilha da Lajinha


Pico do Soares: tem sua trilha com 7 km de extensão que se inicia na Fazenda do Brigadeiro, a 20 km da cidade de Araponga, no município de Fervedouro. Há também um acesso com trilha mais difícil na Região de São Bento ou pela Fazenda da Pirraça, a 20 km da cidade de Fervedouro; a Trilha Fervedouro é de nível severo.

Pico do Boné: É o principal atrativo do parque sendo o mais visitado. Fica 18 km de Araponga na região do Estouro, com seus 1.860 metros acima do mar, tem 360 graus de visão de toda região, com base de 15 metros quadrados, sua trilha é a mais fácil do parque. São 4 km de trilha em estrada de uma antiga carvoaria da Belgo Mineira dos anos 1960 em Mata Atlântica, com nível de dificuldade médio.

Pedra Campestre: Segundo maior pico do parque também chamada de Pedra do Pato ou Serra da Grama com 1.908 metros de altitude sua trilha é bem perigosa; fica próxima à portaria Pedra do Pato município de Fervedouro, a 24 km da cidade de Fervedouro. A trilha tem uma escalada a mão livre, nível de dificuldade difícil. Com muito cuidado, em meio as bromélias, com vista panorâmica para o Pico do Boné, Soares e a Serra do Caparaó a mais de 80 km de distância, nos seus 1.600 metros, tem um lago natural de 1 metro de profundidade. Acima do lago, sobe-se mais 400 metros para chegar ao cume maior. O cume menor fica a 2 km do maior. É o chamado Pico do Grama, com 1.899 metros.

Pico do Itajuru está localizado no extremo sul da Serra do Brigadeiro, com 1590 metros, na região norte de Muriaé, a 15 km da vila do Belisário. a estrada só passa gente e cavalo chamada de A trilha, é de 4 km, bem sinalizada, o nível de dificuldade é difícil. É o segundo pico mais visitado do parque, só atrás do Pico do Boné.

Serra das Cabeças, com seus 1854 metros, próxima a Araponga, possui uma pousada chamada Serra D'Água, são 4 km de trilha. É o atrativo mais próximo da cidade de Araponga, rumo a estrada Araponga/Fervedouro.

Pico do Matipozinho está a 1860 metros acima do nível do mar, próximo a Fazenda do Brigadeiro. Possui vista magnífica do Pico do Soares, Pico do Ararica, Pico do Matipó Grande, e toda a região do Pico do Boné. Ele se localiza na região de Sericita, onde há belas cachoeiras e outras elevações. Wikipédia



06.PARQUE ESTADUAL DO RIO PRETO

perfeito para a aventura contemplativa. A 335 km de BH, muitos desconhecem este parque de rara beleza situado nas cercanias de São Gonçalo do Rio Preto, próximo a Diamantina. Os recursos hídricos são abundantes. É a sugestão para quem gosta de escalada. São mais de dez picos com mais de 1500 m, sendo o mais alto o do Soares, com 1985 m, além de trilhas com distância que vai dos 2,5 km a 6,7 km. Ocupa uma área de 12185 ha. Os inúmeros atrativos possibilitam não só a contemplação da natureza, mas também que pratique o ecoturismo, já que os recursos hídricos em abundância favorecem o formação de cachoeiras, como a do Criolo com queda de 10 m e da Sempre Viva, piscinas naturais, poços, corredeiras, cânions e praias fluviais com areias brancas. As trilhas são bem sinalizadas e belíssimos cenários e ainda possui mirantes como o Dois Irmãos de 1825 m.O Parque possui uma das melhores infra estruturas de Minas mas é preciso fazer reserva antecipada.

(38) 35313919 - Funciona das 7 às 17h.

VIA RURAL . PARQUE ESTADUAL DO RIO PRETO

IEF
http://www.ief.mg.gov.br/component/content/196?task=view


Cachoeiras do Parque Estadual do Rio Preto:

O Roteiro Praias de Rios e Cachoeiras apresenta 3 cachoeiras.



Cachoeira do Crioulo

Cachoeira Sempre Viva

Cachoeira Vargem Grande

DESCUBRAMINAS
http://www.descubraminas.com.br/Turismo/ParqueApresentacao.aspx?cod_destino=804

Trilhas do Parque Estadual do Rio Preto:

São 2 as trilhas principais. A Trilha para as Corredeiras do Rio Preto e a Trilha para Cachoeira do Crioulo.

São citados Roteiros dos Mirantes, Convivência com Fauna e Flora, Praias de Rios, Cachoeiras e das Pinturas Rupestres, inclusive com as trilhas utilizadas para alcançar estes objetivos.



07. PARQUE ESTADUAL NOVA BADEN

Próximo a Lambari, na região da Águas. É reserva com trilhas e belas nascentes. Percorrendo as trilhas, o visitante pode observar a fauna e a flora, tomar banhos refrescantes em cachoeiras, como a de Sete Quedas.

(31) 32711338 - Funciona das 7 às 17h.


VIA RURAL . PARQUE ESTADUAL NOVA BADEN
IEF
http://www.ief.mg.gov.br/component/content/196?task=view



Cachoeiras do Parque Estadual Nova Baden:

Cachoeira Sete Quedas

IDASBRASIL . Sete Quedas

Cachoeira da Graciosa no Córrego Lambari

Cachoeira João Gonçalves onde várias quedas formam pequenos poços.

Cachoeira do Roncador

Trilhas do Parque Estadual Nova Baden:


São citadas as seguintes trilhas:


Trilha da Cachoeira Sete Quedas e Cachoeira Sete Quedas.Tem extensão de 1 km, com dificuldade baixa nos primeiros 800 metros e dificuldade alta no resto até chegar a Cachoeira Sete Quedas

Trilha dos Palmitos com extensão de 1,2 km e baixa dificuldade

Trilha dos Troncos com extensão de 1,8 km, com dificuldade alta

Trecho entre Trilha dos Palmitos e Cachoeira de Sete Quedas



08. PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Na Serra da Mantiqueira, abriga o terceiro ponto mais alto do Brasil, O PICO DA BANDEIRA, com 2897m de altitude, superado apenas pelos da Neblina (3014 m) e do 31 de Março (2992 m). NO TOPO DO BRASIL, BEM PERTO DAS NUVENS.

ArtdoViver . Júdice Paiva . Pico da Bandeira/PNCaparaó . MG/ES . Brasil

Localizado junto da divisa dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A Portaria do Parque, em Minas Gerais, está localizada no município de Alto Caparaó. A maior aventura é a subida até o cume do Pico da Bandeira, pode durar cerca de nove horas e é compensada por uma vista privilegiada de um verdadeiro mar de nuvens. A 800 m da Portaria está o Vale Verde onde se pode ir nas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Caparaó. Além do Pico da Bandeira, a região tem outros dois cumes: a) Pico do Cristal (2798 m); b) Pico do Calçado (2766 m ).

(32) 37472555 - Funciona das 7 às 22h.


VIA RURAL . PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ




icmbio.gov.br . PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao

GUIA DO VISITANTE
http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante.html


Cachoeiras do Parque Nacional do Caparaó:

01.Cachoeira da Faro



02.Vale Encantado



03.Cachoeira do Aurélio

04.Cachoeira Bonita

05.Vale Verde


Trilhas do Parque Nacional do Caparaó:

A 1970 m de altitude, fica a Tronqueira, ponto de partida para as trilhas que levam ao Pico da Bandeira. Ali tem área para acampamento e um mirante de onde se avista várias cidades da região. Após 4,5 km de caminhada, chega-se ao Terreirão que abriga, a 2300 m de altitude, a Casa de Pedra que é um abrigo para descanso.

Parque Nacional do Caparaó MG . Pico da Bandeira




Parque Nacional do Caparaó MG . Pico da Bandeira
VIA RURAL . Parque Nacional de Caparaó




09. PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA,

Fica a 370 km de BH, preserva a nascente do São Francisco, na Serra da Canastra que possui este nome devido à semelhança apresentada pelo imenso chapadão que, ao ser avistado de longe, parece ter a forma de uma canastra. O Parque fica na região sudoeste do Estado e sua área de 71.525 ha abrange os municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis e, ainda, no divisor de águas entre as bacias dos Rios Paraná e São Francisco, com altitudes que variam entre 900 m e 1496 m.

O relevo acidentado dá origem a cachoeiras, como a de Casca D'Anta, com mais de 100m. Os chapadões até 1500 m são aproveitados pelos amantes de Esportes de Aventura para escaladas e vôos de Asa Delta.

Destacam-se na região a cachoeira do Rolinho, a garagem das Pedras, que propicia vista panorâmica do Vale dos Cândidos, e a Serra da Babilônia.

(37) 34331195 - Funciona das 8 às 18 h, exceto às terças.



VIA RURAL . PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
Nascente do Rio São Francisco . MG

ICMBIO.GOV.BR . Parque Nacional da Serra da Canastra
https://www.gov.br/icmbio/pt-br

Wikiparques . Parque Nacional da Serra da Canastra



Cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Canastra:

Cachoeira de Casca d'Anta.
É a primeira cachoeira do Rio São Francisco que nasce 14 km antes.



wikipédia . PNS da Canastra


Cachoeira dos Rolinhos

Cachoeira Rasga Canga

Cachoeira do Fundão

Trilhas do Parque Nacional da Serra da Canastra:

Trilha da Cachoeira de Casca d'Anta, 3,5 km que possibilita o acesso à parte alta e baixa da cachoeira.

Trilha da Cachoeira de Rolinhos tem 10 km de percurso.




10. PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ

é um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo pela diversidade da fauna e da flora. Há cerca de 2 bilhões de anos, a região foi um imenso e profundo mar azul. O paisagista Burle Marx o definiu como "Jardim do Brasil". Tem 1630 km de extensão e rios com cachoeiras e corredeiras. As muitas montanhas convidam a vivenciar emoções fortes nos Esportes de Aventura ou relaxar em cenários contemplativos.


PNSC Ibama Parque Nacional da Serra do Cipó

Para quem procura Esportes de Aventura, aliados a belas paisagens, a Serra do Cipó é o destino perfeito.

ArtdoViver. Júdice Paiva . PN Serra do Cipó . MG . Brasil . ArtdoViver . Aventura e Natureza . Minas Gerais . Brasil

Os passeios aos pontos turísticos como o Roteiro do Travessão, a Cachoeira da Capivara,

ArtdoViver . Aventura e Natureza . Minas Gerais . Brasil

a estátua do Juquinha . 10/2009, de 3 metros de altura,



e o cânion Bandeirinhas, devem ser acompanhados de guia para garantir segurança e tranquilidade.

(31) 37187228 - Funciona das 8 às 18h.

ICMBIO . GOV .BR . Serra do Cipó
http://www.icmbio.gov.br/parnaserradocipo/

Mapa de localização da Serra do Cipó:

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ - MG - Minas On-Line
http://www.turismo.mg.gov.br/circuitos-turisticos/lista-de-circuitos/974-circuito-turistico-parque-nacional-da-serra-do-cipo


Vista da Cachoeira Grande da Serra do Cipó
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Serra_do_Cip%C3%B3

Wikipédia


Cachoeiras do Parque Nacional da Serra do Cipó:

Há indícios de uma antiga estrada de pedras construída pelos escravos, no local chamado Mãe D`Água, que dá origem a uma das mais belas cachoeiras da região, Véu da Noiva. Por essa trilha subiam e desciam os tropeiros e suas mulas, transportando sonhos de riquezas.



VIA RURAL . CACHOEIRA VÉU DA NOIVA . PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ . MG


Cachoeira de Três Barras . Conceição do Mato Dentro:
ArtdoViver . Aventura e Natureza . Minas Gerais . Brasil

Uma das 300 existentes na região do Parque Nacional da Serra do Cipó em Minas Gerais.

Cachoeira Grande



Cachoeira do Tabuleiro com 273 m de queda livre:

ArtdoViver . Aventura e Natureza . Minas Gerais . Brasil

ArtdoViver . Aventura e Natureza . Minas Gerais . Brasil


Trilhas do Parque Nacional da Serra do Cipó:

Trilha da Cachoeira da Capivara

Trilha da Cachoeira do Gavião

e muitas e muitas trilhas para a parte alta e baixa do parque em direção às cachoeiras.


Mapas do Parque Nacional da Serra do Cipó
http://www.trilhaseaventuras.com.br/destinos/brasil/serra-cipo-mg/



11. PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA O Parna Itatiaiahttp://www.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/index.php?id_menu=30 está localizado na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Fica ao sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, e a sudoeste do Estado de Minas Gerais, abrangendo os Municípios de Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG)." MMA.


ICMBIO MMA . Pico Agulhas Negras
http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/


Cachoeiras do Parque Nacional do Itatiaia: Na região de Itamonte, sul de Minas Gerais, encontram-se belezas naturais que pertencem a Área de Proteção Ambiental .APA. da Mantiqueira e ao Parque Nacional de Itatiaia. As cachoeiras são muitas e as mais conhecidas são as da Conquista, Escorrega, Campo Redondo e a Frangária. Já as corredeiras dos rios Aiuroca e Capivari possibilitam a prática de cachoeirismo e canoagem. Para a caminhada ou escalada, a sugestão é ir ao Pico das Agulhas Negras, um dos mais altos e belos lugares do Brasil, onde o Esporte de Aventura e turismo têm tratamento especial. Seu acesso é feito pela Garganta do Registro e são 12 km de caminhada em terra.


VIA RURAL . Cachoeira e Piscina Natural da Maromba
http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-nacionais/do-itatiaia/default.htm



Trilhas do Parque Nacional do Itatiaia:
icmbio.gov.br
http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/




http://fitnessartdoviverdicorpo.blogspot.com



Links ótimos para aprendermos sobre os Parques do Brasil.

01. Este artigo é muito bom e serve muitíssimo bem para começarmos a interessar por onde iremos praticar nossas atividades físicas: "Cinco parques de Minas que você deve conhecer"
http://www.revistaecologico.com.br/noticia.php?id=2764

02. wikiloc.com
http://pt.wikiloc.com//trilhas/outdoor/brazil/minas-gerais

03. Fonte: O Tempo - Pampulha - Belo Horizonte - 28 de junho a 4 de julho de 2008; 30 de agosto a 5 de setembro de 2008; 28 e 29 de março de 2009

04. Localização dos Parques em Minas Gerais - Parques de Minas

05. Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/geral/port/parques.asp

06. MAPAS - Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
http://www.turismo.mg.gov.br/circuitos-turisticos/mapa

07. LISTAS DE CIRCUITOS - Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
http://www.turismo.mg.gov.br/circuitos-turisticos/lista-de-circuitos

08. IEF . Parques Estaduais
http://www.ief.mg.gov.br/component/content/114?task=view

09. Unidades de Conservação Abertas à Visitação . ICMBIO MMA
http://www.icmbio.gov.br/portal/

10. VIA RURAL:
PARQUES NACIONAIS DO BRASIL
http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/default.htm

11. PARQUES ESTADUAIS DE MINAS GERAIS
http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parques-minas-gerais.htm

12. IBAMA
http://www.ibama.gov.br/
Parques Nacionais em Minas Gerais



ArtdoViver . Aventura e Natureza . Minas Gerais . Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário